top of page

SERVIÇOS

O inventário florestal fornece a estimativa do seu estoque atual de madeira em pé e, consequentemente, a valorização da madeira a ser vendida ou adquirida.

É considerado como uma das ferramentas essenciais para a correta gestão do ativo florestal, e como tal, deve ser orçada nos custos do investimento florestal.

Inventário Florestal Contínuo (IFC)
Inventário Florestal Pré-corte (IPC)
Inventário Florestal Qualitativo (IFQ)
 
Tem como objetivo monitorar o crescimento e a produção da floresta de eucalipto à partir de 2 anos de idade. Consiste na medição anual ou bianual geralmente das mesmas amostras de campo, obtendo-se precisas taxas para a correta previsão do volume de madeira na idade de corte.
 
Tem como objetivo estimar o volume de madeira em pé com a máxima precisão antes da colheita. Constitui-se na principal ferramenta de negociação entre o vendedor e o comprador da madeira. Este inventário geralmente faz uso de 2 a 3 vezes mais amostras de campo quando comparado com o IFC.
 
Visa qualificar a floresta aos 6, 12 ou 18 meses de idade. Sua principal utilidade é a de atestar a qualidade através da verificação da homogeneidade de altura, diâmetro e número de árvores plantadas, detectando problemas de implantação da floresta ou deficiências nutricionais.
Inventário Florestal Pré-desbaste (IPD)
Amostragem com Reposição Parcial (ARP)
 
Destina-se aos produtores que estão manejando a floresta para a produção de árvores de grande diâmetro, destinadas ao múltiplo uso da madeira. Pouco conhecido no mercado brasileiro, este inventário requer procedimentos específicos para a amostragem em campo e processamento de dados.
 
Faz uso de parcelas permanentes e parcelas temporárias, que anualmente são redistribuídas em novos locais da floresta. Sua principal vantagem é garantir uma melhor precisão nas estimativas mantendo-se o mesmo custo do IFC.
Auditoria ou validação do inventário florestal
É um procedimento para atestar a validade e a qualidade das estimativas volumétricas realizadas num determinado inventário florestal. Geralmente é utilizada quando existem dúvidas numa determinada estimativa volumétrica.
bottom of page